Se você já ouviu dizer que tomar whey protein pode levar ao aumento de peso, confira essa postagem para entender mais sobre a relação deste tipo de proteína com um possível ganho de peso.
Para que servem as proteínas?
As proteínas fazem parte de um grupo de nutrientes chamados macronutrientes, o mesmo no qual estão os carboidratos e os lipídeos. Esses nutrientes recebem essa denominação pelo fato de precisarmos ingerir uma maior quantidade quando comparamos a outros nutrientes como vitaminas e minerais (estes chamados de micronutrientes).
Uma das principais e mais conhecidas funções das proteínas é sua contribuição para a manutenção e crescimento dos músculos. Mas seu papel no organismo não se restringe à saúde dos músculos! As proteínas ainda são essenciais para:
- Formação de hormônios
- Formação de anticorpos
- Fornecimento de energia
- Colaboração para inúmeras reações que acontecem dentro do corpo
- Transporte de oxigênio
- Transporte de vitaminas dentro do organismo
Por que consumir produtos com whey protein?
O whey protein é o termo em inglês que significa “proteínas do soro do leite”. Essas proteínas, de alta qualidade, são extraídas da porção aquosa do leite, durante o processo no qual é fabricado o queijo.
Produtos que contêm whey protein em sua composição podem trazer diferentes tipos de benefícios, tais como:
- Contribuem para recuperar os músculos após exercícios físicos
- Ajudam a ganhar massa muscular e aumentar força muscular
- Podem contribuir para a perda de peso
É isso mesmo que você leu: o whey protein pode ajudar na perda de peso!
Mas então de onde vem essa fama de que esse tipo de produto causa ganho de peso?
Whey protein e ganho de peso: fake news?
Sem dúvida essa é uma das fake news que existem no mundo de nutrição, e os estudos comprovam: não há relação entre whey protein e aumento de peso!
Possivelmente, a alegação de que o uso de suplementos proteicos gera ganho de peso vem de uma possível retenção de água no corpo causada pelo excesso de proteínas, o que resulta em um “inchaço”, que pode ser entendido como um ganho de peso. No entanto, a interrupção desse alto consumo proteico desfaz essa retenção, e o peso voltar a se estabilizar.
Gostou desta postagem? Compartilhe.